top of page

Algumas dicas para ter plantas sempre bonitas

Cuidados  a ter com plantas em vasos:
           Cuidar de plantas em vasos é fácil, só exige alguns conhecimentos básicos.
A condição ideal para as plantas são as que mais se aproximam do seu habitat nativo. A maioria das plantas para o interior do seu lar são plantas tropicais, onde o clima é quente, húmido, e não possui épocas muito frias.
 
Onde deixar?
           Mantenha a planta no local mais adequado. Para verificar se a planta está bem no local, há uma regra geral: folhas amarelas indicam excesso de luz, e folhas demasiado escurecidas é indício de falta de luz.
Se houver alteração gradual da coloração das folhas de forma homogênea, mude a planta de local. Mas cuidado, algumas folhagens são naturalmente mais claras ou escuras do que outras.
 
Regue na dose certa
           As regas inadequadas são a causa da maioria dos problemas em plantas de interior. Se possível, veja a humidade da terra diáriamente, colocando-se o dedo a uns 2 centímetros de profundidade. Se o vaso for pequeno, levante-o e veja se está leve demais, o que indica pouca água. Se necessário, regue até que a água comece a escorrer pela parte de baixo do vaso. Evite deixar a água acumular no pratinho, o que não é bom para a planta. As plantas morrem mais facilmente por excesso do que pela falta de água!
Atente-se ao facto de que algumas plantas necessitam de mais humidade que outras. Algumas plantas, como os cactos, precisam que a terra fique bem seca antes de regarmos. Outras, como as avencas, precisam de mais humidade, com regas mais freqüentes. Água a menos mata por desidratação e água em excesso por sufocamento e apodrecimento.
 
Devo adubar?
           As plantas devem ser adubadas. São aconselhados fertilizantes de liberação lenta. Adubo na dose certa é muito bom, mas adubo em demasia provoca a morte da planta. Deve seguir as doses recomendadas na embalagem do produto.
 
Trate das suas plantas
           Retire as folhas e os ramos mortos ou doentes periodicamente. Isso ajuda a manter uma boa aparência e tambem boas condições fitossanitárias.
 
Transplante a planta de vaso, se necessário
          Se quer que sua planta cresça mais, e as raízes dela já estão ocupando todo o vaso, troque-o por um novo, com um diâmetro de 3 a 5 centímetros maior. Isso pode ser feito virando o vaso de cabeça pra baixo, retirando-se a planta do vaso. Coloque uma camada de material de drenagem no fundo do novo vaso e complete com o substrato. Regue bem nos primeiros dias para que a raiz se estabeleça mais facilmente.
 
Humidade do ar
         Aparelhos de ar-condicionado podem tornar o ar seco demais, o que causa desconforto às pessoas, e também a algumas plantas sensíveis.

 

 

 

Para mais informações, contate-nos.

Flor de Jardim ​e ​Viveiro​

bottom of page